domingo, 13 de julho de 2008

Led Zeppelin IV

O 4º disco da banda de hard rock inglesa Led Zeppelin, na verdade, não possue título. É conhecido por diversos nomes: Disco dos Símbolos, ZoSo (uma alusão a um dos símbolos que aparecem na contra-capa do álbum), Runas, ou, mais comumente, de Led Zeppelin IV (os 3 discos anteriores da banda chamam-se, respectivamente, Led Zeppelin, Led Zeppelin II e Led Zeppelin III).
O disco foi gravado entre Dezembro de 1970 e Março de 1971, e foi lançado em 08 de Novembro de 1971

HISTÓRIAApós a receptividade morna recebida pelo disco Led Zeppelin III, o guitarrista Jimmy Page decidiu que o próximo trabalho do grupo não deveria ter título. Ao invés disso, teria 4 símbolos manuscritos, cada um representando um integrante da banda.
Ciente da falta de título do disco, a Atlantic Records - gravadora da banda - distribuiu para a imprensa cópias dos símbolos em diversos tamanhos para que fosse feita a divulgação. O álbum foi um dos primeiros na história a ser produzido sem qualquer identificação convencional.
O disco ficou em #66 na lista dos 500 melhores discos de todos os tempos, feita pela revista Rolling Stone.

OS SÍMBOLOS Símbolos do Led Zeppelin. Cada integrante era representado por um símbolo diferente. Apesar de o disco ser conhecido como "Runas", apenas os dois símbolos do meio são realmente runas. Os outros dois são símbolos mágicos


Jimmy Page Jimmy Page
O símbolo relacionado ao guitarrista Jimmy Page, geralmente é associado a uma palavra (ZoSo). No entanto, este símbolo tem uma conotação não-alfabética. Foi desenhado pelo próprio Jimmy page. A fonte do símbolo é de conhecimento público. O significado dele, no entanto, continua sendo um mistério até os dias de hoje.
O símbolo apareceu pela primeira vez no livro Ars Magica Arteficii, de 1557, escrito pelo alquimista Gerolamo Cardano, onde é identificado como um símbolo composto por signos do zodíaco. O símbolo também foi reproduzido no Dicionário de Ocultismo e Símbolos Alquímicos, de Fred Gettings, publicado em 1982.
O símbolo era muito utilizado para representar o planeta Saturno em rituais de magia. Jimmy Page é de Capricórnio, um signo comandado por Saturno. o símbolo parecido com a letra Z é comumente associado a Saturno na astrologia. A outra parte do símbolo de Page (o oSo) é parecido com o símbolo alquímico do Mercúrio, também muito associado a Saturno.
O que o símbolo representa para Jimmy Page, no entanto, é um mistério, uma vez que ele nunca revelou publicamente o seu significado.

John Bonham John Bonham
O símbolo do baterista da banda, John "Bonzo" Bonham, os 3 círculos interligados, e representa a trindade da mãe, do pai e do filho. O símbolo poderia representar também uma bateria vista de cima.
O fato de os símbolos do John Bonham e do John Paul Jones (baixista da banda) serem extremamente semelhantes e combinarem (um sendo a imagem invertida do outro) não é por acaso. No jazz - uma das grandes influências da banda - o baixista e o baterista formam partes interligadas de uma seção rítmica.
Na verdade, esse símbolo aparecia no rótulo da cerveja Ballantine, que era a favorita de Bonham. Assim, na hora de escolher o símbolo que o representaria, ele decidiu pegar esse emprestado.

John Paul Jones John Paul Jones
O símbolo do baixista John Paul Jones é composto por 3 formas ovais que se interceptam e são circundadas por um único círculo. O símbolo foi tirado de um livro de runas e simboliza uma pessoa com confiança e competência.

Robert Plant Robert Plant
O vocalista Robert Plant adotou como símbolo a pena da deusa egípcia Ma'at, que significa verdade, justiça e lealdade, envolta por um círculo impenetrável que significa vida.
De acordo com a mitologia egípcia, Anubis, o deus do julgamento e da morte, pegaria o coração daqueles que morreram e colocaria em uma balança juntamente com uma pena de Ma'at. Se o coração fosse mais pesado que a pena, a alma da pessoa iria para o inferno. Se o coração fosse mais leve que a pena, a alma iria para o céu.

16 comentários:

Unknown disse...

eu tenho essa tatuagem :)

Unknown disse...

eu qro fazer essa tatuagem :)

-n disse...

Eu vou fazer essa tatuagem :)

Lucca disse...

Eu tenho essa tattoo!
o0

Unknown disse...

essa foi a minha primeira tatuagem... fiz na perna! :D

Jorge Sarde disse...

Belo texto

Anônimo disse...

fiz essa tauagem hoje

Johnny Napalm disse...

Todo mundo que tatuou um desses simbolos tem um lugar garantido no inferno podem acreditar é a verdade vocês se marcaram e vão pro inferno.

Faggot disse...

LOL vou fazer essa tatuagem só por causa do comentario acima. xD

Vanessa disse...

Eu tbm tenho essa tatuagem... e vou para o inferno??... ah! td bem, se eu encontrar o bonzo por la...

João Henrique disse...

kkkkkk eu tenho os tres simbolos nas minhas costas... uiii que medo do infernoo buuu kkkkkkk

Regis Oliveira disse...

pq vc só tem os 3? qual membro do Led vc excluiu ai, jovem? fhdsusuhdf

Regis Oliveira disse...

pq vc só tem os 3? qual membro do Led vc excluiu aí, jovem?

Itallo Nascente disse...

Peri, não entendi uma coisa...
Led Zeppelin, banda de Hard Rock?? O.o
não seria Heavy??

RoCk In RoLL disse...

Merda vou pro Inferno!

\m/

Unknown disse...

Eu também